domingo, 1 de abril de 2012

Entrando sem bater


A imprudência é uma triste realidade que muda nossas vidas sem pedir licença.


Imprudência. Talvez essa palavra soe comum aos nossos ouvidos, afinal de contas, é repetida quase que diariamente... Mas, incrivelmente, não damos a real importância ao seu significado ou, pior: não percebemos o quão perto ela está de nós. Hoje, logo pela manhã enquanto estava a caminho do estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, para torcer pelo Noroeste, ouvi no rádio que um grave acidente logo no fim da madrugada tinha deixado 3 mortos. Imprudência.

Logo depois do jogo, já em casa, li na internet notícias sobre o assunto. Descobri que o carro era um Vectra, os mortos eram o motorista e mais dois caronas e no carro tinham seis pessoas. Descobri, também, que o motorista estava alcoolizado e que, no acidente, só o seu carro estava envolvido. Mas, além disso, uma descoberta me chamou a atenção: Tudo aconteceu na esquina da minha antiga moradia. Navegando pelas redes sociais, encontrei a página de relacionamentos de uma das vítimas. Mensagens de saudade, de amor, de despedida. Mensagens dos amigos, da família e de desconhecidos. Fiquei pensando que aquelas mensagens poderiam ser para mim ou para você, leitor. Aquelas mensagens poderiam ser escritas, por mim ou por você, para um amigo, um irmão, um filho, um ente querido.
O resultado da imprudência é uma triste realidade que bate à nossa porta, aliás, que entra muitas vezes sem bater nem pedir licença e muda nossas vidas e a das pessoas à nossa volta. Será que o brasileiro nunca vai aprender a dar valor à sua vida? Será que o cidadão não perceberá o quão importante sua vida é, não só para si, mas para os que estão à sua volta? Ou ainda, será que as pessoas não conseguirão se importar com a vida dos que as acompanham? Até quando seremos imprudentes? Sim, em primeira pessoa do plural, "nós seremos". Pois, se coisas assim ainda acontecem, se a imprudência ainda é o motivo da tristeza de tantos, é por que a sociedade acaba sendo indiferente à ela. Certo é que algo tem que mudar.
A próxima sexta, dia seis, é feriado. Portanto, estamos para entrar num feriado prolongado... E aí, continuaremos sendo imprudentes? Que presente de páscoa será que daremos aos nossos entes queridos? É inconcebível que diante de tanta informação as pessoas ainda continuem correndo, matando e morrendo. Aproveitando o gancho do feriado, é bom lembrar que Jesus Cristo morreu na sexta-feira e ressuscitou no domingo, mas sua ressurreição é outra coisa. Seremos, nós, imprudentes a ponto de pensar em morrer sexta-feira?
É importante apenas lembrar que a imprudência não está apenas em beber e dirigir. Está também em uma ultrapassagem proibida, em um desrespeitar a sinalização, em uma discussão. A imprudência está num desrespeito com o próximo, na falta de reconhecimento e na violência num geral. Que nesse dia da mentira possamos, de verdade, deixar de lado a imprudência e celebrar a vida a cada dia.

Gostou? Baixe o artigo em PDF aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks intended for furnishing these types of well put together subject matter.



Here is my site - moncler outlet