segunda-feira, 18 de julho de 2011

Simplesmente preocupante

Entre tantos problemas, os brasileiros insistem no velho pão e circo

Mudam os canais da TV, os jornais impressos, portais de internet, emissoras de rádio e o único assunto é o vexame brasileiro nas quartas de final da Copa América ontem, 17 de julho. Data inspiradora para uma decisão por pênaltis... Não mais. Em 1994 a seleção canarinho conquistou o tetra-campeonato mundial em uma vitória emocionante sobre a Itália. Quem não lembra? E, aliás, quem não viveu a experiência de acompanhar aquela emocionante disputa, com certeza já viu em vídeos... Mas o 17 de julho de 2011 foi completamente diferente.
O que mais me chama atenção, porém, não é o fato da seleção brasileira ter desperdiçado os 4 pênaltis que cobrou. Não é, também, ter havido nesta Copa América uma das semifinais mais "enzebradas" - Embora eu não considere Paraguai e Uruguai como zebras. O que mais surpreende são os próprios brasileiros. Sim, os brasileiros. Em meio á tantos problemas mais preocupantes que uma competição futebolística, as pessoas parecem simplesmente desligar-se do mundo e apenas chorar as mágoas de um título perdido. Simplesmente, preocupante.
Mas, vamos voltar nossa atenção ao fato da seleção brasileira não ter conseguido a tão esperada vaga na semifinal da competição sul-americana. Pensemos nos pontos positivos. Os jogadores de times nacionais, que estão em plena disputa do campeonato brasileiro, poderão, finalmente voltar a defender seus clubes, como Santos e São Paulo. Até mesmo a eliminação da Argentina foi boa, dando tempo para Tévez pensar mais na possível transferência para o Corinthians (Que, particularmente, acredito improvável). O Chile saiu e Valdívia volta ao Palmeiras. Enfim a "zebra" da Copa América colaborou com os times paulistas.
Ah, não podemos nos esquecer da promessa que fez a belíssima Larissa Riquelme. Horas antes da partida a modelo paraguaia, que ficou famosa durante a copa de 2010 por suas curvas e pelo local inusitado em que guardava seu celular, disse as seguintes palavras: "Tenho uma promessa para alegrar os brasileiros: se o Paraguai ganhar eu vou fazer um 'body painting' (ensaio sensual em que a modelo fica sem a roupa, somente com o corpo coberto por tinta), com as cores do Brasil, em pleno Maracanã". Santa derrota!
É. Agora é esperar. Torcer, é claro, para que o Brasil se acerte em campo para não dar mais um vexame como o de ontem. Mas, principalmente, precisamos refletir sobre questões mais importantes do que uma Copa América como infra-estrutura, emprego, educação... Hora de pensar mais no essencial e deixar o supérfluo de lado. Começando por assistir a final pela TV, o que vai ficar muito mais barato do que deixar nossos jogadores lá na Argentina... Pão e circo? Ainda vamos vencer este estereótipo.

Gostou? Baixe o artigo em PDF aqui!

Um comentário:

Henrique disse...

Muito good.....principalmente a parte da Larissa Riquelme...~^

Mas,voltando....estou de acordo com tudo que está escrito!!!!